Neste texto, o objetivo é esclarecer o que é catatonia, as formas em que ela se manifesta (tipos de catatonia), suas principais características e os tratamentos disponíveis atualmente. O diagnóstico e tratamento precoces são essenciais para melhorar o prognóstico e a qualidade de vida dos pacientes afetados por essa condição. A catatonia é uma síndrome clínica caracterizada por anormalidades comportamentais impressionantes que podem incluir imobilidade ou excitação motora, negativismo profundo ou ecolalia (imitação da fala) ou ecopraxia (imitação de movimentos).
Samantha Taylor (@samtaylorxo) • Instagram photos and videos
Entenda o que é catatonia, principais sintomas, causas e opções de tratamento
Saiba quando procurar ajuda médica e como lidar com a condição.
A catatonia é um transtorno neuropsiquiátrico que provoca sintomas como imobilidade motora A condição pode ser consequência de doenças, como a esquizofrenia, e pode se manifestar com movimentos rápidos ou involuntários, além de negativismo profundo, imitação da fala e posturas incomuns. A catatonia é uma perturbação do comportamento motor que pode ter tanto uma causa psicológica ou neurológica A sua forma mais conhecida envolve uma posição rígida e imóvel que pode durar horas, dias ou semanas.
Quando alguém congela, fica sem reação, parado por alguns instantes, é comum dizermos que tal pessoa ficou catatônica, entretanto existe muito mais por de trás da catatonia do que o simples vocabulário popular presume. A catatonia é uma síndrome motora complexa que deve ser de conhecimento de todo médico Em resumo, a catatonia é um transtorno psiquiátrico caracterizado por sintomas motores como imobilidade e rigidez muscular