O psa pode aumentar naturalmente em um ritmo de 0,75 por ano em homens a partir dos 50 anos Entretanto, devemos fazer seu uso com cautela, direcionando o exame à faixa etária de 55 a 69 anos principalmente Um aumento mais rápido pode ser um sinal de alerta para condições como o câncer de próstata.
Sophia Diamond / sophia.ilysm / sophiadiamond / sophie.diamond Nude OnlyFans Photo #540
Geralmente, a partir desta idade, os homens devem realizar o exame de psa anualmente
No entanto, aqueles com fatores de risco elevados para câncer de próstata, como histórico familiar da doença, podem começar a monitorização mais cedo, por volta dos 40 anos.
Se você tem mais de 45 anos ou faz parte de algum grupo de risco, converse com um urologista de confiança sobre o rastreamento do câncer de próstata A prevenção pode salvar vidas. Para ajudar os homens a entenderem melhor seus resultados de psa, foi criada a tabela de psa por idade Nela, é possível verificar qual é a faixa de valores considerada normal para cada idade.
De acordo com a sociedade brasileira de urologia, homens a partir de 50 anos devem procurar um profissional para análise individualizada do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A partir dos 60 anos, o limite sobe para 4,5 ng/ml, e para os homens acima de 70 anos, o valor de referência é de até 6,5 ng/ml É importante ressaltar que o psa pode aumentar por diversos motivos, como inflamações na próstata, hiperplasia prostática benigna e até mesmo câncer de próstata. Para homens acima dos 50 anos, realizar exames de psa regularmente é uma das melhores formas de manter a saúde da próstata em dia
Homens com histórico familiar de câncer de próstata ou pertencentes a grupos de maior risco devem começar esse acompanhamento ainda mais cedo, aos 40 ou 45 anos.
Conclusão podemos concluir que o psa é uma ferramenta muito útil no diagnóstico precoce do câncer de próstata